segunda-feira, 25 de junho de 2012

Plano de Aula


Escola Georgete Eluan Kalume
Professora: Ana Maria
Serie: 3° ano
Disciplina: Portugês


Habilidades
- Ampliar o conhecimento de catigas de festa junina.
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Ler para localizar informações

Conteúdos
- Práticas de leitura e escrita.

Procedimentos
  • Com o texto digitado pedir que façam uma leitura individual e silenciosa;
  • Após a leitura pedir para que grifem palvras conhecidas;
  • Fazer reescrita de textos lidos;
  • realizar após o trabalho brincadeiras típicas de festas juninas, danças.
Recursos

Internet;
papel A4;
impressora;
quadro de giz;
giz;
data show;
computador.

Avaliação

Será continua
______________________________________________________________________________




Músicas Juninas

"As músicas típicas das festas juninas podem ser apenas cantadas ou também dançadas. Até hoje muitas são compostas, especialmente pelos nordestinos, e formam o repertório do forró que se transformou em baile realizado não apenas no período junino.
Entre os compositores e cantores mais famosos, destaca-se o pernambucano Luis Gonzaga. Algumas estrofes de suas músicas são conhecidas de todos os brasileiros, como as de "Olha pro céu, meu amor" (em parceria com José Fernandes).

Olha pro céu, meu amor.
Vê como ele está lindo.
Olha praquele balão multicor
como no céu vai sumindo.


E as de "São João na Roça" (em parceria com Zé Dantas)

A fogueira tá queimando
em homenagem a São João.
O forró já começou.
Vamos, gente, arrasta pé nesse salão.






 

CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA
(Lamartine Babo)

Chegou a hora da fogueira.
É noite de São João.
O céu fica todo iluminado,
fica todo estrelado,
pintadinho de balão.
Pensando na cabocla a noite
também fica uma fogueira
dentro do meu coração.
Quando eu era pequenino,
de pé no chão,
recortava papel fino
pra fazer balão.
E o balão ia subindo
para o azul da imensidão.
Hoje em dia meu destino
não vive em paz.
O balão de papel fino
já não sobe mais.
O balão da ilusão
levou pedra e foi ao chão


 CAPELINHA DE MELÃO
(João de Barros e Adalberto Ribeiro)

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa,
é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai,
acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos
uma coroa de flor.



 SONHO DE PAPEL


(Carlos Braga e Alberto Ribeiro)
O balão vai subindo,
vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo
e a noite é tão boa.
São João, São João,
acende a fogueira/no meu coração.
Sonho de papel
a girar na escuridão
soltei em seu louvor
no sonho multicor.
Oh! Meu São João.
Meu balão azul
foi subindo devagar
/O vento que soprou
meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.



 ISTO É LÁ COM SANTO ANTÔNIO


(Lamartine Babo)
Eu pedi numa oração
ao querido São João
que me desse um matrimônio.
São João disse que não,
São João disse que não,
isto é lá com Santo Antônio.
Implorei a São João
desse ao menos um cartão
que eu levasse a Santo Antônio.
São João ficou zangado.
São João só dá cartão
com direito a batizado.
São João não me atendendo
a São Pedro fui correndo.
No portão do paraíso
disse o velho num sorriso:
"Minha gente eu sou chaveiro,
nunca fui casamenteiro".







 PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
(Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago)


Antônio ia se casar,
Com a filha de João
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.
A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.

E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira. 
 

Fonte  

Nenhum comentário:

Postar um comentário